Os banhos da antiguidade e sua evolução até os dias atuais

Os banhos da antiguidade e sua evolução até os dias atuais

Os banhos da antiguidade e sua evolução até os dias atuais

Os banhos na antiguidade e sua evolução até os dias atuais

Acredita que nem sempre foi assim?

Nada melhor do que tomar um banho quente e relaxante depois de um dia estressante no trabalho ou após realizar um esforço físico, não é mesmo? Mas saiba que se analisado os períodos históricos, se percebe que nem sempre foi assim. Esse hábito que hoje é para nós algo simples, vária muito de acordo com o conceito de saúde e higiene de certo período. Além disso os instrumentos utilizados nesse processo eram bem diferentes dos usados hoje. O texto “Os banhos da antiguidade e sua evolução até os dias atuais” vai esclarecer melhor isso para você.

Banhos Greco Romanos

No mundo greco-romano, os banhos eram feitos de forma coletiva. Vários termas eram construídos para que tantos os gregos como os romanos fossem se banhar em coletividade e assim cuidar do seu corpo, esses povos prezavam a estética de seus corpos e isso é visto principalmente nos movimentos artísticos daquela época que continham pessoas com um corpo, que segundo eles seria o corpo “perfeito”.

Os banhos da antiguidade e sua evolução até os dias atuais

Nessas seções, para retirar a sujeira do corpo era usado uma ferramenta conhecida como Strigil, essa ferramenta é uma espátula de ferro com trinta centímetros que era esfregada na pele da pessoa, depois que passado uma espécie de óleo em sua pele. Em alguns casos, os escravos eram responsáveis em realizar a limpeza do corpo de seus senhores.

Os banhos da antiguidade e sua evolução até os dias atuais

A falta de possibilidades, exige de nós a criatividade

Em algumas situações acabamos tendo que optar pelo famoso “Banho de canequinha” por ser a única forma de deixar o corpo limpo. Com os povos da Antiguidade não era diferente, como não existia redes de encamamento e esgoto, essa ausência era suprida com a utilização de copos e bacias que permitiam a realização de seus banhos. Eles se sentavam em cadeiras e despejavam a água nas pequenas partes que desejavam realizar a higienização.

Os banhos da antiguidade e sua evolução até os dias atuais

Imagino que deve estar pensando “Que alívio de ser privilegiado em ter meios melhores de tomar meu banho”, não é mesmo?. E você não esta errado(a), somos privilegiados em ter aquele shampoo cheiroso ou aquela barra de sabão que só de sentir o cheiro nos deixa relaxados de tão cheirosa que é. Mas os antigos também pensaram nisso, eles realizavam uma mistura de gordura animal e cinzas vegetais para poder passar em seus corpos, suprindo a ausência dos shampoos e afins. Entre os Egípcios era uma pouco mais sofisticado a receita usada para preparar esses itens para ser usado em seus banhos, levando cinzas, bicarbonato de sódio e argila.

 

Em resumo, a prática do banho foi se remodelando durante as passagens dos períodos históricos, até chegar nos dias atuais. Hoje temos uma infinidade de ferramentas que auxiliam nosso processo de limpeza corporal, isso graças ao avança tecnológico.

E é claro que se você quer realizar uma seção de banho com imersão para cuidar do seu corpo e relaxa como os igual os grecos-romanos, deve conferir nossos modelos de Spas Jacuzzi disponíveis nos site, com toda certeza.

Compartilhe esse post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


PROMOÇÕES DE NATAL

DEIXE SEU CONTATO

Nesse NATAL, você merece o melhor presente.

Deixe seu contato e receba as melhores ofertas em Banheiras e Spas. ECONOMIZE!