Cromoterapia

Cromoterapia

A Cromoterapia é um tipo de tratamento que consiste em fazer o uso das cores como ajuda no equilíbrio e na harmonia do corpo, da mente e das emoções.

Mesmo sem tratar a ciência envolvida na cromoterapia, não é difícil encontrar exemplos reais de como ela funciona, por exemplo: a sensação de uma pessoa ao visualizar um gramado verdinho sobre um céu azul com poucas nuvens, ou, visualizar o mesmo gramado em um dia nublado e cinzento. Inconscientemente tratamos o dia com céu azulado como feliz, e o dia nublado como dia triste simplesmente pela cor que nossos olhos vêem.

O estudo de como as cores podem afetar nosso temperamento é chamado de psicologia das cores. Este estudo surgiu em meados de 1970 onde teve um dos seus primeiros passos nos Estados Unidos. Os cientistas aconselhavam o governo a pintar as cadeias de cor de rosa para acalmar os presos, e redes de fast food a usarem a cor laranja para despertar a “fome” dos clientes. Você já percebeu como as redes de fast food usam bastante laranja em seus logos ou ambientes?

A cromoterapia no Banho

A cromoterapia em si não precisa ser feita dentro de uma banheira com hidromassagem, porém o banho de banheira é muito prazeroso e desperta sensações únicas, servindo como um auxílio para a cromoterapia. Ao aliar o relaxamento e o conforto de um banho de imersão, em conjunto com as propriedades das cores, surge uma combinação de sensações e estímulos que afetam diretamente o subconsciente. A água cuida dos estímulos físicos e a cromoterapia cuida dos estímulos psicológicos e visuais.

Na cromoterapia, cada cor está relacionada a uma série de estímulos. A seguir uma pequena lista para você entender melhor como cada cor pode afetar seu humor e até mesmo eliminar sintomas de stress, ansiedade ou até mesmo depressão.

Significado das cores

  • Vermelho é estimulante, afasta a depressão, tira o desânimo. É a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade.
  • Amarelo é ativadora e dinâmica, age sobre os processos mentais. O amarelo afasta as ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio. É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade.
  • Laranja é restauradora e regeneradora, traz recuperação depois de um processo destrutivo e a capacidade de refazer o que não está certo. É a cor da coragem, da reconstrução e da melhora.
  • Verde é calmante e equilibradora. O verde melhora qualquer estado físico negativo e energiza o corpo e a alma.
  • Azul traz equlíbrio, paciência, harmonia e serenidade, tranquiliza o corpo e a mente. Ajuda nos casos de insônia e estresse.
  • Índigo trabalha o equilíbrio energético, intuição, proteção, limpeza e purificação de ambientes.
  • Violeta ou Lilás é profundamente espiritual, mística e religiosa. O violeta atua sobre quem está espiritualmente desequilibrado, descrente e sem conexão com as forças divinas.
  • Rosa trabalha afetividade, amor, harmonia, união, ajuda no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais.